About

Isso aqui é só um ponta pé. Um ponta pé dado de salto ou coturno, não importa. O que importa é que, a partir daqui, dá-se visibilidade a um processo que já acontece há tempos, velado ou manipulado por opiniões machistas, mas que constrói a história do heavy metal – a presença das metalheads. musicistas, produtoras, fãs, entusiastas, escritoras, pensadoras, fotógrafas, tatuadoras, lojistas… elas são tantas! E tão diferentes! Seria muita pretensão cercar esse universo tão rico. Mas de algum lugar eu precisava partir. Decidi que seria do começo. E assim, surgiu o vídeo Mulheres no Metal.

Não é um video raio x das bandas de metal feminino brasileiras. Mas, apenas as impressões e experiências de algumas mulheres no metal, precursoras ou não do estilo musical no país, que com suas palavras nos levam a refletir e procurar entender melhor a inserção feminina na cena.

Apesar da presença massiva dos homens no heavy metal, as mulheres não só estão presentes nesse meio como também ajudaram a construir as cenas locais, seja com suas bandas, produções ou outros tipos de atuação. O vídeo pretende desvelar essa presença, mostrar o que a história contada por “eles” não trouxe, e iniciar reflexões sobre preconceitos e novas possibilidades da inserção feminina neste gênero musical.
Com orçamento ultra restrito e apoio da Associação Imagem Comunitária, o vídeo é um exemplo de produção colaborativa entre mulheres da cena e também entre diversos amig@s que contribuíram com a ideia.

A iniciativa do vídeo também é de uma mulher, admiradora e espectadora que traz o gosto pelo heavy metal desde a adolescência – Gracielle Fonseca, que também é uma das co-autoras do documentário Ruído das Minas: a origem do Heavy Metal em Belo Horizonte.

Anúncios
comentários
  1. Ingrid disse:

    muito bom o blog, e essa iniciativa também é de suma importância para dar destaque a cena feminina não so no Brasil, mas no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s